Os ensinamentos da igreja podem ser difíceis, mas eles não estão errados | Deo Vero
Botão de Pesquisar Pesquisar
Botão de Pesquisar Entrar
Botão de Pesquisar Assine

Padre Vincent Hawkswell

Os ensinamentos da igreja podem ser difíceis, mas eles não estão errados

. Atualizado: 14/06/2021 às 19h:44
“Se é difícil interpretar o universo natural, muito mais difícil é entender o mundo espiritual”, escreve o padre Hawkswell.

12º Domingo do Tempo Comum, Ano B
1ª Leitura: Jb 38: 1-4, 8-11
2ª Leitura: 2 Cor 5: 14-17
Evangelho: Mc 4: 35-41 

Na primeira leitura deste domingo, Deus pergunta a Jó: “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra?” Na leitura do Evangelho, depois que Jesus acalmou a tempestade, os apóstolos perguntam: “Quem, então, é este, para que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Essas leituras nos lembram do domingo passado, quando Deus disse: “Todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor.” A Bíblia afirma inequivocamente que é Deus o responsável por todas as coisas e todos os eventos: o normal ou natural, bem como o anormal ou milagroso.

Essencialmente, os cientistas observam o que acontece ao seu redor e então generalizam suas observações. Em outras palavras, eles estudam os padrões segundo os quais Deus normalmente conduz o trabalho diário do universo.

Por exemplo, os cientistas podem nos dizer que a força da gravidade da Terra em qualquer outro objeto está na proporção inversa ao quadrado da distância do objeto ao centro da Terra.

No entanto, não importa o quão detalhada seja sua descrição, eles não podem nos dizer o que é a gravidade. (Os próprios cientistas são os primeiros a admitir isso.)

Os cientistas podem descrever o que Deus normalmente faz; eles não sabem dizer por que ele escolheu fazer as coisas dessa maneira. Estamos confiantes de que Deus tem uma razão para tudo o que faz e que nada faz em vão.

No entanto, nos encontramos exclamando com São Paulo: “Quão profundas são as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Quão inescrutáveis ​​seus julgamentos, quão insondáveis ​​seus caminhos! “

Se é difícil interpretar o universo natural, quanto mais difícil é entender o mundo espiritual! O próprio Deus nos advertiu: “Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos … Tão alto quanto os céus estão acima da terra, tão altos estão os meus caminhos acima dos vossos caminhos e os meus pensamentos acima dos vossos pensamentos.”

Em 1995, a Igreja declarou que as mulheres não podem ser ordenadas padres. Este ensinamento “requer assentimento definitivo”, dizia, “visto que, fundado na palavra escrita de Deus e desde o início constantemente preservado e aplicado na tradição da Igreja, foi estabelecido infalivelmente pelo magistério ordinário e universal”; isto é, a autoridade de ensino da Igreja.

No entanto, a Sociedade Teológica Católica da América pediu “mais estudo, discussão e oração” sobre a questão porque, eles disseram, tinham “sérias dúvidas” sobre a autoridade e a tradição por trás desse ensino.

Se eles querem dizer que devemos estudar, discutir e orar sobre isso porque é difícil entender os caminhos de Deus a esse respeito, eles estão certos. Se, no entanto, eles querem dizer que o Papa e os bispos estão enganados, podemos apenas ofender com sua audácia.

Com base em que afirmam saber mais sobre os caminhos de Deus do que o Papa e os bispos, os sucessores dos apóstolos, a quem Cristo prometeu orientação divina até o fim dos tempos?

Eles não esperam encontrar os pensamentos de Deus tão acima dos deles quanto o céu está acima da terra? Não sabem eles que Deus se revela aos humildes e às crianças, mas se esconde dos soberbos e soberbos?

“Nunca deveria haver uma diminuição dessa abertura fundamental para aceitar lealmente o ensino do magistério”, disse uma instrução do Vaticano aos teólogos. “O teólogo se esforçará, então, para compreender este ensino em seus conteúdos, argumentos e propósitos.”

Podemos não ser teólogos. Podemos não nos preocupar com a ordenação de mulheres. No entanto, provavelmente todos achamos pelo menos um dos ensinamentos da Igreja difícil de entender.

Ainda devemos aceitá-lo, reconhecendo humildemente que os caminhos de Deus não são os nossos, e orando com o salmista: “Os teus caminhos, Senhor, dá-me a conhecer; ensina-me os teus caminhos. ”

Como diz São Paulo na segunda leitura deste domingo: “Há uma nova criação: tudo o que era antigo passou; veja, tudo se tornou novo! ”

Encontrou algo errado na matéria?

Nosso apostolado possui em sua equipe editorial jornalistas profissionais, sacerdotes, professores e leigos, por esta razão, é possível que o conteúdo do nosso site contenha erros e para isso precisamos da sua ajuda.

É Necessário estar logado para nos enviar sugestões. Cadastre-se ou faça login com sua conta.

Leia Mais

Somente Assinantes podem comentar ou visualizar os comentários. Faça Login ou Assine nosso site.

Botão Facebook Botão Facebook