Já pensou no Espírito Santo como seu advogado? Se você sabe um pouco sobre o diabo, você deveria!

Mathias Ribeiro
. Atualizado: 23/05/2018 às 22h:18

Eu tinha um professor que com lamento costumava chamar o Espírito Santo de “a Pessoa esquecida da Trindade”.

Há pelo menos uma maneira pela qual isso é compreensível: Considerando que temos imagens mentais sólidas e fortes (embora lamentavelmente incompletas) de Deus Pai (na figura do homem idoso, o “Ancião dos Dias” do Livro de Daniel) e evidência real de como Deus realmente era o Filho quando ele vagava pela nossa terra, um “espírito” é por natureza difícil de visualizar. Claro, as Escrituras nos dão imagens como uma pomba ou línguas de fogo, mas elas não têm o mesmo poder de aderência.

Mas as Escrituras nos dão outra imagem para o Espírito. Pode parecer estranho no começo, mas pode ser útil: o Espírito Santo é nosso advogado de defesa.



De onde vem essa noção? Em João 14, 16-17, Jesus diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.”.

Essa palavra advogada em grego é parakleton , que, uma vez que o grego é uma linguagem flexível, significa várias vezes “conselheiro, consolador, ajudante ou defensor”. Um advogado ou conselheiro é aquele que fala em nosso nome ou nos oferece orientação. Embora essa descrição soe vagamente como um advogado, a conexão é muito mais profunda.

A palavra Satan significa “acusador”, “adversário” ou “alguém que se opõe”. Vemos Satanás desempenhando esse papel de forma muito explícita no Livro de Jó, quando Satanás afirma que Jó adora somente a Deus porque Jó é tão abençoado. Aqui Satanás é muito parecido com um promotor, estando diante de Deus, o juiz justo, e alegando que toda a humanidade é culpada.

Mas Jesus comprou para nós as recompensas da vida eterna através do seu sacrifício na Cruz, nos redimindo do pecado e da morte. Cristo está eternamente intercedendo por nós diante do Pai; pelo nosso batismo, nós incorporamos a Cristo e participamos de Sua filiação, tornando-nos filhos adotivos e filhas de Deus; e em todo sacrifício da Missa de Cristo é reapresentado ao Pai em benefício do mundo. Assim, 1 João 2, 1 chama Jesus de nosso “Advogado junto ao Pai”.

Mas o Espírito não é o advogado? De fato! Assim como no Batismo somos incorporados em Cristo pelo poder do Espírito, também o Filho e o Espírito são justamente chamados de Advogado. Pois o Espírito é “o Espírito de Jesus” (Atos 16,7).

O Filho é nosso Advogado junto ao Pai, intercedendo por nós, e o Espírito é nosso Advogado como conselheiro, guiando-nos à verdade (João 16,13) e atestando que realmente pertencemos a Cristo, como São Paulo o coloca tão bem em sua carta aos romanos:

“O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8,16-17)

O Espírito Santo vem a nós no Batismo, assinando e nos selando com a marca de Cristo, imprimindo-nos com aquela marca indelével que mostra que nós pertencemos a Deus.



Por essa ação, e Seu trabalho contínuo em nossas vidas, enquanto cooperamos com a graça de Deus, o Espírito testifica, testemunha, demonstra perante o juiz justo que somos Dele. O Espírito é nosso conforto e nosso conselho e nosso advogado. Ele é nossa defesa das acusações de Satanás. Ele é nosso parakletos .

Assim, como Santo Agostinho diz: “Consolador, o título do Espírito Santo, a terceira pessoa na Trindade, o apóstolo se aplica a Deus: Deus que conforta os que são abatidos, nos consola. O Espírito Santo, portanto, que conforta os que são abatidos, é Deus ”.

Vamos estar conscientes da obra do Espírito em nossas vidas. Conseguiremos muito mais do que pontos extras!

Compartilhe

Encontrou algo errado na matéria COMUNIQUE ERROS

Leia Mais

Comentários

Apenas usuários logados podem comentar ou responder nossas matérias.